domingo, 30 de dezembro de 1984

"Corpo a Corpo" primeiras impressões


     Entrando, "Corpo a Corpo", no capítulo 30, já dá para formular as primeiras observações críticas. Parece ser a mais madura telenovela de Gilberto Braga. Ela traz, inclusive, alguma coisa do clima de "Dancin' Days", seu melhor trabalho no gênero, pois ainda não havia optado pelo novelão rasgado como postura de protesto contra o intelectualismo como qual de trata a matéria telenovela no Brasil.

    Em "Corpo a Corpo", como em "Dancin' Days", o material é a "luta pela ascesão social". Gilberto Braga é um agudo analista da classe média, da alta e baixa burguesia, pintor do universo urbano que constitui a matéria humana e social componente da média da audiência. Seus personagens estão sempre envolvidos nas tramas do mito da cinderela. São pobres querendo subir, são ricos carregados de problemas e de dificuldades de enfrentar a perda de valores humanos, políticos, sociais, religiosos, por isso apaixonando-se por pobres não corrompidos. É um autor em quem a preocupação ética sobreleva.

    "Corpo a Corpo" traz a novidade de um personagem misterioso, algo sobre o paranormal, retomando a tradição de Janete Clair. Nota-se, ainda, na novela uma ótima construção de personagens, bem como diálogos cada vez mais claros e melhor adaptados aos personagens que os falam.

    Os letreiros de Hans Donner são bonitos e pretensiosos como lhe é comum. Noto vários atores com inflexão errada. Sonoplastia fraquíssima. Excelente trabalho de iluminação, montagem, produção e direção de atores. Débora Duarte dando um banho de interpretação e Malu Mader uma encantadora revelação.

Revista da TV - 30/12/1984


Gilberto Braga fez homenagem a Humberto Mauro


 Apaixonado por cinema, Gilberto Braga fez questão de homenagear Humberto Mauro, dando seu nome ao jardineiro da casa de Alfredo Fraga Dantas, em "Corpo a Corpo". E o personagem é interpretado justamente por um amigo do filho do cineasta, o ator Paulo Henrique Souto, que em "Transas e Caretas" fez o mordomo de Francisca Moura Imperial, batizado de Wilson Grey.

Revista da TV - 30/12/1984


Cinira Camargo está feliz que vai deixar Corpo a Corpo


 Cinira Camargo vai romper o ano felicíssima já que deixará a novelita Corpo a Corpo e vai para Um Sonho a Mais do Lauro Cesar Muniz e Daniel Más. Tomara que esta troca seja um sonho bastante real e não mais uma grande furada. Cruz credo!

Jornal dos Sports - 30/12/1984


sexta-feira, 28 de dezembro de 1984

Renata, feliz, pensa no palco


     Renata Fronzi, contentíssima com seu papel (a Zoraide), na novela "Corpo a Corpo" de Gilberto Braga. "Um papel maravilhoso" - disse a esta coluna. "O público tem curtido a Zoraide e fico feliz em ver reconhecido o meu trabalho. Só não quero é que pensem que estou contando a história da minha vida". Renata está interpretando uma ex-vedete (a atriz foi estrela de revista, nos áureos tempos do gênero) e as pessoas que a encontram na rua perguntam se ela está vivendo sua própria vida... Renata elogia muito a equipe com quem trabalha em "Corpo a Corpo". "Não poderia ser melhor. Os diretores, Denis Carvalho e Jayme Monjardim são maravilhosos. Criam um ambiente de bom humor no trabalho. Já o Denis vive sorrindo. De vez em quando sai uma piadinha. O que é muito bom para relaxar as tensões"... Uma grande curiosidade do elenco é em relação ao personagem do Diabo. Mas Renata acha que "o prórpio ator que interpreta o personagem - Flávio Galvão - não sabe quem é. E não da pra contar, senão perde a graça"... Os planos da Fronzi para 85 têm a ver com o teatro. Acha importantíssimo estar no palco: "É um exercício de atualização". Ela está estudando uma proposta nesse sentido...

O Globo - 28/12/1984


Censura ataca "Corpo a Corpo"


     Na quarta-feira, Corpo a Corpo começou a sentir os efeitos da tesoura da censura. Antes da exibição do capítulo, no Certificado de Censura, estava o carimbo "Com Cortes". A cena que sofreu cortes foi a do encontro de Amauri (Stênio Garcia) com Lúcia (Joana Fomm). Depis de 12 anos sem se verem eles se reencontram e vão acabar no tapete da sala. E foi aí que aconteceram as restrições da censura. Aliás, a partir desse relacioamento é que começará a haver a mudança no personagem de Stênio, que, apaixonado, passará a fazer tudo para atender aos desejos de Lúcia que, como todos sabem, é uma mulher intereisseira e que só pensa em dinheiro. Conversei com Stênio em nosso Cidinha Livre da Super Rádio Tupi e ele me disse que está gostando muito de seu personagem, muito bem desenvolvido por Gilberto. O mais interessante, segundo Stênio, é que, apesar de ser a primeira vez que trabalha com Gilberto Braga, até parece que são velhos conhecidos, pois o seu Amauri tem todas as características que ele gostaria que tivesse.

O Fluminense - 28/12/1984


Tetê Pritzl e Gisela Sá gravaram participação no capítulo 43


 Tete Pritzl e Gisela Sá gravaram, na última semana, participações especiais na novela "Corpo a Corpo". Elas vão aparecer no capítulo 43.

Cidade de Santos - 28/12/1984


quinta-feira, 27 de dezembro de 1984

Denis Carvalho está desesperado pois o elenco não respeita o texto


 O Denis Carvalho anda desesperado com a direção da novelita Corpo a Corpo, já que ninguém tá afim de respeitar o texto do Gilberto Braga. Deste jeito a novela vai acabar na repimbaca da parafuseta. Será?

Jornal dos Sports - 27/12/1984


segunda-feira, 24 de dezembro de 1984

Colunista diz que Luiza Tomé parece uma cutia assustada


 A Joana Fomm está divinérrima na novelita Corpo a Corpo. Agora a mocinha que faz a sua filhota mais parece uma cutia assustada. Cruzes!

Jornal dos Sports - 24/12/1984


domingo, 23 de dezembro de 1984

Com o diabo no "Corpo a Corpo"


     Gilberto Braga sempre disse admirar Janete Clair, com quem todos aprendemos em matéria de comunicação popular. Na semana que passou, a previsão daquele "diabo" de "Corpo a Corpo" fez Débora Duarte, a Eloá, dar um grito na hora em que soube da queda do avião, que me arrepiou por inteiro, tal a força da danada.

    Seja aquele misterioso personagem aparição, duende, demônio corporificado ou um vivo muito vivaldino, o fato é que a tensão está instalada na obra e a aparência de entidade sobrenatural ameaça percorrê-la.

    É preciso coragem para um autor realista enveredar pelo mágico. Janete Clair possuia essa coragem e a intuição de que o dado mágico faz parte do repertório emocional de todo mundo, ainda qie reprimido. Em várias obras, como "O Semideus" e "Sétimo Sentido", o mágico sobrelevou. "Fogo Sobre Terra" tinha uma índia adivinha. Há também, de Ivani Ribeiro, agora na Globo, ao tempo em que escrevia para a Tupi, uma novela espírita interessantíssima, "A Viagem", com cenas passadas até em outro plano astral após a morte, Eva Wilma no papel principal. Dias Gomes na Rede Globo, com "Saramandaia" na linha do realismo mágico, também operou com o dado sobrenatural e magníficos resultados.

    O personagem misterioso que Flávio Galvão interpreta em "Corpo a Corpo" está, portanto, na linha da herança romântica do folhetim. O romantismo operava com o sobrenatural. E está dando certo. Na semana que passou a novela esquentou.

Revista da TV - 23/12/1984


O "Diabo" de Corpo a Corpo será tão feio como pintam?


 

O Fluminense - 23/12/1984


sábado, 22 de dezembro de 1984

Insatisfeita com a personagem, Cinira Camargo pediu para mudar de novela


 Cinira Camargo que faz a secretária do Alfredo em "Corpo a Corpo", mas não está satisfeita e pediu para mudar de novela. E como todos sabem que seu pistolão é forte ela já está incluída na novela de Daniel Más.

Correio Braziliense - 22/12/1984


sexta-feira, 21 de dezembro de 1984

Novo "gancho" para "Corpo a Corpo"


 Gente nova em Corpo a Corpo. Trata-se de Tânia Scher, que interpretará Nádia, em torno da qual começará um novo suspense na novela, desta vez envolvendo Tereza (Glória Menezes) e Alfredo (Hugo Carvana). No capítulo de estreia de Tãnia, Gilberto Braga faz uma advertência: na novela ninguém pode falar o nome de Nádia. Seu primeiro contato com Tereza acontece por telefone, e, com um detalhe muito comum em novelas: alguém ouvindo a conversa na extensão. Desta vez é Bia (Malu Mader), que, como já comentei com vocês, não aceita o casamento do pai. Depois de conversar com Nádia, Tereza vai encontrará-la dizendo a Alfredo que irá à costureira. Na conversa que as duas mantém, fica claro que há algo no passado de ambas, pois num determinado momento Nádia diz a Tereza que não fora aquilo que haviam combinado.

Outro tititi que acontecerá nos primeiros capítulos do ano que vem em Corpo a Corpo. Depois de deixar Eloá (Débora Duarte) sozinha com alguns africanos num restaurante da Barra. Osmar (Antonio Fagundes) se encontra com outra mulher, e, embora apenas jantem juntos, no texto fica explícito o que eles fizeram.

E mais... Para começar bem o ano, Eloá se encontra novamete com o diabo. O interessante é que ela o encontra à noite, enquanto faz um serão, sem ninguém por perto. O que será que eles farão, heim?

O Fluminense - 21/12/1984


quinta-feira, 20 de dezembro de 1984

Scher, a nova (e estranha) mulher em "Corpo"


A partir do capítulo 42, "Corpo a Corpo" ganhará mais um personagem: Nádia , uma estranha mulher que tem uma misteriosa ascendência sobre Tereza (Glória Menezes). Nádia será interpretada pela atriz Tânia Scher.

O Globo - 20/12/1984


Alguns atores estão mudando o texto de Gilberto Braga


 É a maior confusão da paróquia as gravações em estúdio da novelita Corpo a Corpo, já que o Denis Carvalho não tem pulso para a direção e o elenco pega o texto inteligente do Gilberto Braga pra dizer o que quer chegando a mudar todo o sentido da trama. Desre jeito o Gilberto vai se furnicar.

Jornal dos Sports - 20/12/1984


quarta-feira, 19 de dezembro de 1984

Os últimos capítulos de "Corpo a Corpo" este ano


 Osmar (Antonio Fagundes), desempregado, somente consegue trabalho no Pará. Eloá (Débora Duarte) se propõe a abandonar o emprego e acompanhá-lo. Mas ele não aceita, alegando que no futuro ela lhe jogará isto na cara. É mesmo um casamento desestruturado, pois entre um casal que realmente se ama não há esse tipo de dúvida e nem essa falta de compreensão. Como afirmei no primeiro capítulo da novela, está cada vez mais claro que Eloá e Osmar não foram feitos um para o outro.

Rafael (Lauro Corona), através de Jalusa (Rosane Gofman), consegue emprego como recepcionista de um hotel, continuando, entretanto, a dar aulas particulares de português a Heloísa (Isabela Garcia), que agora mora na casa de Alfredo (Hugo Carvana). Este não gosta dessas aulas porque  percebe que sua filha Bia (Malu Mader) está interessada em Rafael e sonha para a filha um casamento com alguém de sociedade, com o que ele próprio, um nouveau riche, também entraria para o jet set.

Lúcia (Joana Fomm) continua a atacar todos os homens ricos esperando conseguir um para si. Não contente, faz o mesmo para a filha, Alice (Luiza Tomé), a quem apresenta Cláudio (Marcos Paulo). Isto é irreal, pois, embora existam mulheres que pensam e ajam dessa forma, elas não se portam dessa maneira diante dos filhos, por não se julgarem um bom exemplo para eles.

Bia não aceita o casamento de Alfedo e Tereza (Glória Menezes), e a situação se agrava quando Alfredo oferece uma viagem a Disneyworld para a enteada, Heloísa, o que deixa Bia ainda mais enciumada.

Zeca (Caíque Ferreira) se declara mais uma vez a Bia, que, afirmando não gostar dele, aceita namorá-lo. Isso mostra que Gilberto Braga não entende mesmo o espírito do jovens. Hoje, eles são incapazes de namorar alguém se não gostar. Amar é o que mais os jovens querem e não se sujeitariam a isso.

Amauri (Stênio Garcia), que teve um relacionamento com Lúcia no passado, tent se aproximar dela através de Alice.

Isso tudo irá ao ar entre os dias 28 e 31.

O Fluminense - 19/12/1984


segunda-feira, 17 de dezembro de 1984

Débora Duarte, tempo de colheita


 Contracenando pela primeira vez com Antônio Fagundes e nm texto de Gilberto Braga, Débora Duarte se diz muito feliz, "sem mágoas com a carreira artística". Durante todos estes anos conseguiu muito prestígio, de trabalho, e está "colhendo os frutos de tudo" que plantou. Diz, porém, que não esperava que a Globo, a essa altura, investisse nela como estrela. Ela diz que é decorrente do seu bonito trabalho na minissérie "Anarquistas, graças a Deus". Quanto a Eloá, que interpreta em "Corpo a Corpo", ela comenta: "É um personagem muito bem feito, que eu faço com muita alegria, muito amor e isso me dá retorno, me alimenta como atriz. Eu tenho a chance, com ele, de ser idealista, de sonhar. O que me encanta é fazer uma novela que discute, critica e mostra os problemas de um casal que sofre as pressões sociais, questionando o assunto, em vez de dar soluções fáceis". Quando terminar a novela, Débora pretende fazer teatro e viajar com a peça pelo Brasil inteiro.

O Globo - 17/12/1984


sábado, 15 de dezembro de 1984

Marcelo Picchi está feliz com Olavo que nos próximos capítulos vai aprontar com Cláudio


 Falando de Marcelo Picchi, ele diz estar adorando viver o Olavo da novela "Corpo a Corpo" e já começa a sentir a reação do público a seu personagem. Ao encontrar o ator nas ruas, as pessoas elogiam seu trabalho, mas ainda se mostram em dúvida: nãosabem se Olavo é bom ou mau caráter. Acham que, no momento, ele desmonstra ter um relacionamento normal com a família, apesar das brigas com o irmão, Claudio (Marcos Paulo).

   Aliás, nos pŕoximos capítulos de "Corpo a Corpo" Olavo vai aprontar uma com Cláudio. Sugere que entre num clube muito fino, sabendo que ele será barrado na porta. O que realmente acontece. Para se vingar, Claudio joga (de um helicóptero) sacos de sabão na piscina do clube, o que, na vida real, já foi feito, por um grâ-fino paulista.

O Globo - 15/12/1984


sexta-feira, 14 de dezembro de 1984

Lilia Cabral e Marcelo Picchi ensaiam com platéia


 Lilia Cabral e Marcelo Picchi - a Margarida e o Olavo de Corpo a Corpo - ensaiavam na sala do café da Globo, procurando a modo melhor para realizar as cenas, com dicas de um e do outro para incrementar, com um gesto no olhar, o texto a ser gravado. Só não perceberam que a platéia em volta ouvia atenta e morria de rir com o ensaio.

Diário de Pernambuco - 14/12/1984


quinta-feira, 13 de dezembro de 1984

Corpo a Corpo


 "William Maciel - Milionário, passa a maior parte do tempo fora do Brasil, numa vida agradável de quem pode fazer o que quer. Foi dono de uma grande cadeia de cinemas e uma firma de distribuição, que vendeu antes que a crise do setor se agravasse demais. Ainda vive nesse mundo, participando de festivais internacionaos, poque gosta. Ás vezes atua como empresário, trazedo ao Brasil atrações internacionais. Tem uma ótima relação com seu filho Zeca".

    Essa é a definição de Gilberto Braga para o persoagem que começa a participar das tramas de Corpo a Corpo, William, pai de Zeca (Caíque Ferreira). Para interpretá-lo, foi convidado o ator Newton Prado, radicado há muitos anos em São Paulo, mas que recentemente fez uma participação em Rabo de Saia, como um juiz que atrapalhava a vida de Queque. Newton já gravou na última semaan, ao lado de Joana Fomm, que vive Lúcia Gouveia, com quem o milionário terá um envolvimento.

    Além de William, que encerra a lista de personagens fixos, Corpo a Corpo ganha nas próximas semanas alguns personagens eventuais: Clarinha, namorada de Zeca, interpretada por Virginia Campos; Raimundo, chefe do almoxarifado da Fraga Dantas, vivido por Hélio Alves. Isolda Cresta também gravou uma participação, como uma vizinha de Sônia (Zezé Mottta).

    Corpo a Corpo tem direção de Denis Carvalho e Jayme Monjardim, produção de Antônio Chaves e coordenação de produção de Sergio Madureira e Tereza de Carli.

Diário de Pernambuco - 13/12/1984


quarta-feira, 12 de dezembro de 1984

O show de Glória


     Muito bonita a cena em que, em Corpo a Corpo, Cláudio (Marcos Paulo) declara deu amor por Tereza (Glória Menezes). Ela, a princípio "balançando", mas em seguida se segurado e descartando a possibilidade de um relacionamento entre ambos. Aliás, isso foi muito bom, porque, caso contrário, teríamos ai uma repetição do romance Fernando e Irene de Partido Alto. Essa cena serviu, entre outras coisas, para mais uma vez nos mostrar como Glória Menezes entende de sua profissão. Ela se contem e solta a emoção na hora exata, fazendo uma lágrima correr numa precisão de milímetro de segundo.

O Fluminense - 12/12/1984


Os próximos capítulos de "Corpo a Corpo"


 Estive lendo alguns capítulos de "Corpo a Corpo", de 16 ao 23. Eloá tem que demitir seu marido Osmar (Antonio Fagundes). Nesse desespero, sem saber o que fazer, ela recebe um telefonema do homem misterioso (Flávio Galvão), que marca outro encontro com ela. Desta vez Eloá resolve ir com Jalusa (Rosane Gofman). Quando chegam no local combinado, as duas descem do carro, um cachorro enorme se aproxima e Jalusa desmaia. E aí que o homem misterioso aparece e diz para Eloá que ela vai subir ainda mais no seu emprego. Será diretora da DCV (Divisão de Construções Viárias) que é o cargo do Olavo Fraga Dantas (Marcelo Picchi). E que tudo isso vai acontecer porque o diretor da DCE (Divisão de Construções Energéticas), Alceu Gomes Ribeiro, vai desaparecer e Olavo vai ficar no lugar dele.

    Alceu morre num desastre de avião quando voltava de Cabo Frio para o Rio. Eloá fica em pânico. Depois que se acalma, resolve contar tudo para Rogério (Odilon Wagner) dizendo que a morte de Alceu foi assassinato. Eles vão à polícia, fazem a queixa e começam as investigações. Colocam detetive particular para investigar quem é o homem misterioso.

    Osmar fica sabendo que Eloá tem que demiti-lo da fábrica, fica arrasado e sai de casa para local ignorado.

    Paralelo a isso tudo, acontece o casamento de Alfredo (Hugo Carvana) e Tereza (Glória Menezes) mesmo a contragosto da filha Bia (Malu Mader). A lua-de-mel vai acontecer na Europa. Por hoje é só. Depois eu conto mais para vocês.

Correio Braziliense - 12/12/1984


segunda-feira, 10 de dezembro de 1984

Newton Prado viverá, em "Corpo a Corpo", o papel de um milionário


 O milionário William Maciel, pai do Zeca (Caíque Ferreira), é o personagem que Newton Prado viverá em "Corpo a Corpo".  Ele vai aparecer do capítulo 20 em diante. Newton já gravou ao lado de Joana Fomm, que interpreta a Lúcia Gouveia, com quem ele terá um envolvimento na novela. Além de William, que encerra a lista de personagens fixos, "Corpo a Corpo" terá, nos pŕoximos capítulos, a participação de Isolda Cresta, no papel de uma vizinha de Sônia (Zezé Motta).

O Globo - 10/12/1984


domingo, 9 de dezembro de 1984

Em flagrante


     Lauro Corona foi pego em flagrante, usando bermudas e botas, mas não ficou nem um pouco constrangido: "Ué, em casa a gente não fica assim, vestido de qualquer jeito? Então, estou dando ao meu personagem, o Rafael, de "Corpo a Corpo", esse ar caseiro e ligeiramente descuidado. Funciona, não acham?" E lá se foi ele para o estúdio, gravar...

Revista da TV - 09/12/1984


Um grande companheiro


 Marcos Paulo já conta com um amigão em "Corpo a Corpo": é o cachorro Brian, uma variedade de collie, que lhe deram como companheiro inseparável do seu personagem. Marcos, que gosta muito de bichos, logo se afeiçoou a Brian, ficando muito tempo com ele nos intervalos de gravações: "Assim, Brian se acostuma comigo e se sai bem nas suas cenas... Aliás, estou até pensando em ter um cão também, e pode até ser como ele." Mesmo assim, o amestrador do cão, Rubens, está sempre presente no estúdio, para maior conforto do animalzinho, que então se sente inteiramete protegido.

Revista da TV - 09/12/1984


Alegria em dose dupla


 Participar de "Corpo a Corpo" como a Vânia está dando uma dupla alegria a Íris Bruzzi: "Não só porque minha personagem é ótima, muito vivaz, mas também porque estou trabalhando perto de meu filho, Álvaro, que está fazendo estágio de camera-man no núcleo das oito. Álvaro, que tem 28 anos, deixou o Teatro Fênix, onde estagiava, para assumir as novelas. Mas só atrás das câmeras..."

Revista da TV - 09/12/1984


"Bate o sino pequenino..." Nas novelas, já é Natal!


 

Revista da TV - 09/12/1984


Em fase de paz, amor e muita criatividade


 

Revista da TV - 09/12/1984

Revista da TV - 09/12/1984

quinta-feira, 6 de dezembro de 1984

Carvana, uma revelação de avô


 Hugo Carvana está se revelando um avô para ninguém botar defeito. Pelo menos, assim pensa a pequena Daphne Bastos, que vive a Margô, neta de Alfredo Fraga Dantas, personagem de Carvana na novela "Corpo a Corpo". Mesmo fora do cenário, ela vive abraçada com o "vovô", que a trata com o maior carinho. Carvana, como veêm, já está treinando para o futuro.

O Globo - 06/12/1984


"Corpo a Corpo" cansa


     Assistindo na terça-feira o capítulo de Corpo a Corpo percebi que ja está me cansando o fato de Eloá (Débora Duarte) ainda não saber quem é o homem misterioso (Flávio Galvão), que dão a entender ser um enviado do Diabo, ou o próprio. Ela mais uam vez o encontrou e ficou o tempo inteiro lhe perguntando quem era ele. Vou dar-lhe algumas dicas para descobrir quem é o moço: ao saírem novamente para jantar, como fizeram na terça-feira, quando ele pagar a conta, veja seu nome e o banco, que lhe dará a informação. Outra dica: anote a chapa de seu carro e peça informações ao Detran. Quem sabe agora param com essa "encheção de linguiça"...

O Fluminense - 06/12/1984


terça-feira, 4 de dezembro de 1984

Caique Fereira X Filho da Íris Bruzzi


 É um grande perigo para os galãs globais quando a esfuziante Íris Bruzzi aparece nos babados com seu filhote Álvaro, que por sinal é um gatão para ninguém botar defeitos. Imaginem vocês amadérrimos leitores que em recente badalação televisiva o Caíque Ferreira estava todo entusiasmado com sua gatinha e a chegada de Álvaro o tirou do páreo como um relâmpago, já que a moçoila caiu nos braços do rebento da Íris como uma saracura enfurecida. Hum! Não precisa dizer que quase foi armado um grande sururu de capote com bolihas de todas as cores. Quá, quá e quá. Quem manda estes galãs ficarem pelos lugares fazendo caras e bocas.

Jornal dos Sports - 04/12/1984


Cinira Camargo desmente boatos de briga com Débora Duarte


 Aflitíssima, minha queridíssima amiga Cinira Camargo (foto) liga para mim e á queima-roupa num fôlego só foi dizendo: "Gladys querida estou estonteada com os boatos de que entrei na novela Corpo a Corpo para dar uma bela surra na Débora Duarte por causa do Antonio Marcos  que pelo que me consta faz parte do passado dela. Não sei por que tal babado pois só conheço este cantor pela televisão e se fui apresentada a ele realmente não me lembro". Cruzes! Não sei porque esta gente desocupada em vez de cuidar de coisitas sérias fica inventando fuxicos com quem está trabalhando honestamente. Cruz credo! Pé de pato três vezes. Xô, xô, xô. Sai pra lá que mexer com Cinira é mesmo que futucar casa de marimbondos. Help!

Jornal dos Sports - 04/12/1984


segunda-feira, 3 de dezembro de 1984

Lilia Cabral está um horror


 Um verdadeiro horror está uma tal de Lilia Cabral que está na novelita Corpo a Corpo viva Margarida. A moça é a própria rainha das desalentadas e com uma voz esganiçada pra dedeu. Sai pra lá.

Jornal dos Sports - 03/12/1984


Cenógrafo faz homenagem a Elis Regina


     Raul Travassos, o cenógrafo do núcleo das 20 hora, tem um verdadeiro fascínio por Elis Regina. Antes de conhecê-la e fazer cenários para vários dos shows de Elis, ele já era tiét e sabia de tudo sobre sua vida. Depois que Elis morreu, ele sempre a homenageia nos cenários das novelas escolhendo um personagem em que possa fazer uma identificação com ela. Em "Partido Alto" foi no cenário da Irene (Norma Benguell) que Travassos colocou uma foto de Elis. Agora em "Corpo a Corpo", ele escolheu a casa de Caíque Ferreira (que é um publicitário) para colocar um poster enorme de Elis, de braços abertos num palco, com a assinatura dela, no alto, uma estrela em neon.

Correio Braziliense - 03/12/1984


domingo, 2 de dezembro de 1984

Participações especiais nas novelas da Globo


 Algumas participações especiais nas novelas da Globo nos próximos dias... Mário Lago interpretará o diretor do colégio interno em que "Zeca" (Jonas Torres) será colocado por "Oliva" (Walmor Chagas) em "Vereda Tropical". Nos capítulos onze e doze de "Corpo a Corpo", que irão ao ar na sexta-feira e no sábado, Jalusa Barcellos interpreta uma amiga de Rosane Gofman, que curiosamente interpreta uma personagem chamada "Jalusa". Aiás, pelo que estou sabendo, o nome do personagem é uma homenagem que Gilberto faz a Jalusa, com quem trabalhou durate muito tempo em "O Globo". Este é o primeiro trabalho que Jalusa faz em Televisão desde que saiu da Machete, onde era uma das apresentadoras do "Manchete Shopping Show".

O Fluminense - 02/12/1984


Elenco de Corpo a Corpo cai no Rock


 Os atores de "Corpo a Corpo" não fogem à regra e, para comemorarem a estreia da novela, segunda-feira, reuniram-se na gafieira Asa Branca, onde assistiram ao primeiro capítulo. Para isso, foi colocado um telão no palco. Todo o elenco compareceu. Depois da exibição da novela, muita dança e bate-papo. Houve quem saísse de lá altas madrugadas. Como o Caíque Ferreira, por exemplo, que saracoteou a noite inteira. Sobre seu personagem, o Zeca Maciel, ele afirmou: "Aparece pouco, mas é marcante"... Gilberto Braga, o autor, chegou tarde (eram 11 horas). Esteve jantando em casa de amigos... Além de toda a equipe que trabalha em "Corpo a Corpo" e doas diretores Denis Carvalho e Jayme Monjardim, estavam também no Asa Branca o Edvaldo Pacoe e a Elisabeth Savala. Ela foi acompanhando o marido, Marcelo Picchi, que está no elenco... Durante a festa, duas revelações: Ruth de Souza Massaroca (que na novela fazem a Jurema e o Alípio). Desde que a música começou eles não pararam de dançar, contagiando todos no salão, até mesmo as crianças do elenco que aderiram em peso (já que era uma noite exclusiva para convidados), especialmente quando o rock ficou mais animado...

Revista da TV - 02/12/1984


O marido de Débora Duarte atua nos bastidores da novela


 Débora Duarte está adorando seu trabalho em "Corpo a Corpo", não só por viver uma personagem tão atuante como Eloá, mas por que tm ao lado também o marido. Ricardo Bisio estreia na novela como estagiário de edição e, ao mesmo tempo, como assistente de direção de arte, com Cristina Médicis. Débora, aliás, voltou ao palco do Teatro Mesbla onde havia sido substituída por Arlete Salles. Com um princípio de estafa, Arlete precisou deixar o elenco de "A venerável Madame Gouneau" e recorreu a Débora, que atendeu prontamente.

Revista da TV - 02/12/1984


...E boa viagem


 Flávio Galvão estava na ponte-aérea Rio-São Paulo, na noite de estreia de "Corpo a Corpo": "Fiquei na maior aflição, mas minha mulher me disse depois que tinha gravado o capítulo no videocassete. Pensando bem, por um lado foi bom ter perdido as primeiras cenas da trama, junto com os demais passageiros do avião. Já imaginou se a tripulação já me conhecesse da novela? O que ia pensar de viajar com alguém tão estranho, o diabo, talvez?...

Revista da TV - 02/12/1984


Tereza e Alfredo trocam o "sim" e começam vida nova


 

Revista da TV - 02/12/1984

Revista da TV - 02/12/1984


sábado, 1 de dezembro de 1984

Isolda Cresta gravou participação


     Isolda Cresta gravou participação especial na novela "Corpo a Corpo", contracenando com Zezé Motta.

Cidade de Santos - 01/12/1984


Gente nova às oito


     Participação especial em Corpo a Corpo. Trata-se de Newton Prado, ator que durante muito tempo trabalhou em São Paulo. Na novela ele interpretará William, pai de Zeca (Caíque Ferreira), e estará na história a partir do capítulo 20, quando se envolverá com Joana Fomm (Lúcia). Para quem não se lembra de Newton Prado, foi ele quem viveu, em Rabo de Saia, o juiz que vivia atazanando a vida de Quequé Ney Latorraca).

O Fluminense - 01/12/1984