terça-feira, 30 de dezembro de 1980

Briga frustrante


     No capítulo de sábado de "Plumas e Paetês" a expectativa da briga da "Veroca" (Lúcia Alves) com o "Jorge Luís" (Paulo Guarnieri) na porta da casa da "Rebeca" (Eva Wilma) foi um pouco frustrante. Os dois estavam muito bem, mas um pouco sem ritmo, pois esperavam as "deixas" e em briga não se faz isso. O que aconteceu é que ambos decoraram o seu texto, mas não decoraram o do outro e, as vezes, um desempenho depende muito mais do que o parceiro diz, do que o artista tem pra dizer. Em briga as "falas" devem ser encavaladas, um deve "tropeçar" no texto do outro, e isto não aconteceu na cena, que parecia realmente uma briga de televisão e até a agressão física que a "Veroca"  fazia no "Jorge Luís"  deixou muito a desejar, porque ela só batia com a bolsa, não o fazendo com a mão. O resultado foi que a cena não estava nem muito engraçada, nem muito trágica, e muito menos verdadeira.

O Fluminense - 30/12/1980


terça-feira, 23 de dezembro de 1980

Novela repetitiva


     Sábado, assistindo "Plumas e Paetês", achei a novela um pouco repetitiva, mas Eva Wilma, como "Rebeca", está dando um show que supera quase tudo. Ela, numa cena com o John Herbert ("Márcio"), lhe pede para reintegrar no quadro funcional e "Nadir" (Solange Theodoro), por pressão do filho. Nesta cena ela estava sensacional, embora o mesmo não acontecesse com John Herbert. Ele partiu para a farsa e não conseguiu fazer a coisa direito, talvez por falta de ensaio. Farsa é algo que normalmente os atores conseguem fazer bem no teatro, mas em televisão, eu nunca vi ninguém conseguir fazê-la direito. Em "Coração Alado" Jardel Filho também tenta fazer a farsa, mas não consegue. Talvez seja a câmera que prejudica a interpretação do ator e John Herbert também "quebrou a cara" nesta cena que foi salva pela Eva Wilma, maravilhosa como sempre.

    "Nadir" está muito engraçada, fazendo a "louca" na festa e mais louca ainda agora que perdeu o emprego. Mas vá comer e chorar feio assim no inferno. Deus me livre encontrá-la no banheiro, pois se chora e come feio assim, imaginem no banheiro...

    Eu já não aguento mais a "Marcela" (Elizabeth Savala) pegando o telefone e conversando com  o "Renato" (José Wilker) sem identificá-lo. Ele tinha uma namorada chamada Marcela que jamais conseguiu esquecer, atende uma moça no telefone, que tem o mesmo nome e a mesma voz de sua ex-namorada, mas mesmo assim não consegue identificá-la. Como diz o Ferez, nosso colega do Departamento de Jornalismo da Super Rádio Tupi, o "Renato" deve ter tido Meningite nesta época, pois parece que ele ficou meio "bué-bué", ou seja, meio bobão.

    Outra que também esclerosou foi a "Amanda" (Maria Claudia). Ela já não consegue mais discernir coisa nenhuma. Eu já não estou mais aguentando estas novelas e estou torcendo para que minhas férias cheguem logo. Assim não terei mais obrigação de assisti-las, pois estarei viajando para Disneylândia com a Carola e o Ricardo e me verei livre de tanta "mala pesada" que enchem todos os dias às sete e às oito da noite.

O Fluminense - 23/12/1980


sábado, 20 de dezembro de 1980

Os desencontros de "Plumas e Paetês"


     O capítulo de "Plumas e Paetês" na quinta-feira teve algumas cenas engraçadas, mas teve, também um erro gravíssimo. Na passagem do capítulo de quarta para quinta-feira Paulo Goulart ("Gino") e Eva Wilma ("Rebeca") estavam muito vem vivendo aquele amor que não querem assumir devido a diferença de nível social. Depois, ele conversando com sua irmã, "Bianca" (Myriam Pérsia) e cada um falando de seu amor também estava muito bonito. O capítulo na quarta-feira, terminou aí. No dia seguinte "Bianca" entra no elevador e se encontra com a razão de seu amor, "Márcio" (John Herbert), que não se lembra mais de tudo que fizera com ela no dia anterior e a trata com frieza. Ela fica deprimida, chateada e desce do elevador sem ele em andar nenhum. Acho que devem procurar a " Bianca" com urgência, pois ela deve estar no poço do elevador.

O Fluminense - 20/12/1980


Um aviso para o Heraldo Corrêa


    Um aviso para o Heraldo Corrêa, o  "Zeca" da novela de Cassiano Gabus Mendes, você precisa perder os "tiques" de interpretação. Atores quando não tem muitos recursos usam "tiques" para representar. No capítulo de quinta-feira ele, para dizer que estava com sono, ficou coçando a cabeça o tempo inteiro. Eu que estava assistido, quando dei por mim, também estava coçando a cabeça.

O Fluminense - 20/12/1980

sexta-feira, 19 de dezembro de 1980

Temperadas


 

A Luta Democrática - 19/12/1980


Participações


 

O Globo - 19/12/1980


Participações especiais em Plumas e Paetês


     Alguns personagens novos terão participações especiais em "Plumas e Paetês". "Dr. Caio", que será interpretado por Carlos Zara, será um deles. Ele viverá um amigo da "Luísa" (Maria Helena Dias) e será uma "mala pesadíssima", que azucrinará a vida de "Marcela" (Elizabeth Savala).

    Além dele os "tios" da "Marcela", que serão interpretados por Aracy Cardoso e Gilberto Martinho também entrarão na história. Rogaciano de Freitas e Mario Polimeno interpretarão dois funcionários de um antigo emprego da "Marcela" que, como vocês veem, terá sua vida "virada de cabeça para baixo".

    Quem também entrará na história de Cassiano Gabus Mendes será Elza Gomes, que interpretará "Dona Carolina", uma das condôminas do edifício onde "Márcio" (John Herbert) é o síndico.

O Fluminense - 19/12/1980


O melhor da festa é esperar por ela


    Televisão é mesmo o oposto da vida real. Há um ditado popular que diz "O melhor da festa é esperar por ela". Em novela é exatamente o contrário: o melhor é depois que a festa acaba. Fizeram tanto suspense com a festa de "Plumas e Paetês" e a história só ficou boa quando acabou o "rebu" da "Rebeca" (Eva Wilma). A cena final, com ela e o "Gino" (Paulo Goulart) sozinhos na sala foi muito engraçada. Paulo Goulart consegue ser engraçado sem ser ridículo, o que não acontece, por exemplo, com o "Vom Vom" (Jardel Filho) em "Coração Alado".

O Fluminense - 19/12/1980


sábado, 13 de dezembro de 1980

Férias para o elenco da Globo


 O fim de ano se aproxima e agora é tempo de férias, descanso, festas e festas para todo mundo. "Plumas e Paetês" será gravada até o dia vinte e oito, quando voltam a "pegar no batente".

O Fluminense - 13/12/1980


sábado, 6 de dezembro de 1980

Participações


     Gilberto Martinho e Aracy Cardoso farão uma participação muito especial em "Plumas e Paetês". Eles interpretarão os tios de "Marcela" (Elizabeth Savala), Vai "pintar buxixo" na história. Os "tios" vêm de Minas e não entenderão nada. A "sobrinha" mudou de nome, esta casada, tem um filho cujo pai não é seu marido. Eu acho que a participação dos dois será muito curta pois, com tudo isso, ambos morrerão de enfarte.

O Fluminense - 06/12/1980


Participações especiais


 

O Globo - 06/12/1980


domingo, 30 de novembro de 1980

Pulos de alegria


 

Caderno de TV - 30/11/1980


Aos 10 anos, já sabe muito bem o que quer


 

Caderno de TV - 30/11/1980


Mila Moreira se especializou em dormir sentada


 

Caderno de TV - 30/11/1980


Eva Wilma sofre com os saltos altos


 

Caderno de TV - 30/11/1980


Um doce amigo


 

Caderno de TV - 30/11/1980