sexta-feira, 30 de novembro de 1984

Newton Prado é a novidade no elenco de Corpo a Corpo


    Newton Prado que teve uma pequena participação em "Rabo de Saia", mas há muito tempo não aparece em novelas, é a novidade no elenco "Corpo a Corpo". Ele começa a sua participação no capítulo 20. como pai do Caíque Ferreira.

Cidade de Santos - 30/11/1984


Cai "Corpo a Corpo"


     O terceiro capítulo de Corpo a Corpo não foi tão bom quanto os dois primeiros. Houve alguma "encheção de linguiça", o que, na minha opinião, é muito cedo para acontecer, principalmente porque há algumas tramas que ainda não estão delineadas como deveriam. A principal "encheção" foi a entrevista que Zeca (Caíque Ferreira) fez com Monique Evans. De positivo, o capítulo teve, por exemplo, a cena em que Sônia (Zezé Motta) vai à casa de Meg (Lília Cabral) e o jardineiro lhe diz, por ela ser negra, que a entrada de serviço era pelo lado. Este é realmente um preconceito existente no Brasil e Gilberto Braga encontrou uma boa maneira de denunciá-lo.

O Fluminense - 30/11/1984


quarta-feira, 28 de novembro de 1984

Gilberto Braga


     Procurei armar a novela "Corpo a Corpo" em dois níveis - fala Gilberto Braga. Num plano mais realista, começa com a história de um casal, em que a mulher é mais competente do que o marido. E como é que fica um casal quando a mulher é "mais" do que o homem? Parece-me um tema do momento, com tantas mulheres começando a ocupar lugares profissionalmente galmurosos. Vamos tentar trazer essa discussão à baila. Em outro nível - o despudoradamente folhetinesco - a novela é a história de uma mulher que aparentemente faz um pacto com o diabo para "vencer" na vida. Diabo ou alguém que esteja querendo se passar por ele. Existe, realmente, na trama, a figura do diabo? Quem é esse homem? Esse talvez seja o gancho mais forte da novela.

Diário de Pernambuco - 28/11/1984


"Corpo a Corpo" no caminho do sucesso


 

O Fluminense - 28/11/1984


Computador inventa o beijo eletrônico


 Na abertura da novela "Corpo a Corpo" foi utilzado pela primeira vez um computador, o paint system, que causou por exemplo o efeito na cena final, aquela do beijo onde a imagem do casal se funde numa só. Programando os computadores atuaram José Dias e Lúcia Modesto. Criação e direção de Hans Donner com colaboração de Nilton Nunes, Luc Boels, Ricardo Nauemberg e Álvaro Barata. Nos trabalhosos efeitos de VT, a marca de Adolfo Rosenthal. As jóias que aparecem na abertura foram cedidas pela H. Stern.

O Globo - 28/11/1984


segunda-feira, 26 de novembro de 1984

Caíque Ferreira descobriu que o cavalo que montava tinha o seu nome


     Caíque Ferreira é o Zeca em "Corpo a Corpo", jovem publicitário, rico, charmoso e chique, e que joga pólo. Até aí, tudo bem, mas ele teve uma surpresa enorme na última semana quando descobriu que o cavalo que montava tinha o seu nome... Caíque. O entrosamento entre os dois foi instantâneo, fazendo com que as cenas transcorressem na maior naturalidade. Coisas de xarás.

Correio Braziliense - 26/11/1984


O que você faria para vencer esta luta?


 

Correio Braziliense - 26/11/1984


O que você faria para vencer esta luta?


 

Diário de Pernambuco - 26/11/1984


domingo, 25 de novembro de 1984

Homônimo


     Diariamente, Caíque Ferreira está indo ao Itanhanguá Golfe Clube onde se exercita andando a cavalo e aprendendo a jogar pólo. Mas não se trata de um hobby do ator e sim exigências do seu novo personagem, o Zeca de "Corpo a Corpo". "O curioso é que o cavalo que me deram para treinar também de chama Caíque. Achei que ninguém iria acreditar na coincidência e passei a chamá-lo de Conhaque, que é o nome de outro cavalo, do mesmo dono. Estou adorando os exercícios, mas tudo não fica só por minha conta, não. Conto com um bom aliado, o Dadinho, que está me dando todas as dicas sobre polo. Montar é mais fácil, monto desde pequeno e sou louco por cavalos. Mas daí ao pólo... Vou precisar de um doublé para as cenas mais longas, claro. Mas quero chegar a jogar bem, um dia."

Revista da TV - 25/11/1984


Dia 26, a luta vai começar.


 

Diário de Pernambuco - 25/11/1984


Dia 26, a luta vai começar.


 

Correio Braziliense - 25/11/1984


Quem é Quem


 

Revista da TV - 25/11/1984


Anjos e demônio na eterna luta pelo poder


 

Revista da TV - 25/11/1984


Vale tudo, até vender a alma ao demônio, na luta pelo poder


 

Revista da TV - 25/11/1984


sábado, 24 de novembro de 1984

A Censura


     Liberou, sem maiores problemas, os dez primeiros capítulos de "Corpo a Corpo", novela do Gilberto Braga, que estreia segunda-feira, na Globo. Por causa disso, o diretor Denis Carvalho passou dois dias em Brasília.

Cidade de Santos - 24/11/1984


Todos buscam o poder na novela de Gilberto


    Poder, intrigas amor, paixão, lutas, pactos, esses e muitos outros são os termas de Corpo a Corpo, novela de Gilberto Braga, escrita com a colaboração de Leonor Bassères e dirigida por Dênis Carvalho e Jayme Monjardim, que estreia na próxima segunda-feira ás 20h25min, na Globo.

    Muitas histórias se entrelaçam, com a busca do poder em meio a todas: Eloá (Débora Duarte), por exemplo, quer subir na vida, acredita ter chances de se destacar na empresa de engenharia onde trabalha ao lado do marido, Osmar (Antônio Fagundes), que não está interessado em ascender. Para conseguir seu intento, ela faz um pacto com um homem - aparentemente, o demônio - que irá modificar inteiramente a sua vida.

    -Procurei armar a novela em dois níveis - fala Gilberto Braga. Num plano mais realista, começa com a história de um casal, em que a mulher é mais competente do que o marido. E como é que fica um casal quando a mulher é "mais" do que o homem? Parece me um tema do momento, com tantas mulheres começando a ocupar lugares profissionalmente glamurosos. Vamos tentar trazer essa discussão à baila. Em outro nível - o despudoramente folhetinesco - a novela é a história de uma mulher que aparentemente faz um pacto com o Diabo para "vencer" na vida. Diabo ou alguém que esteja querendo se passar por ele. Existe, realmente, na trama, a figura do Diabo? Quem é esse homem? Esse talvez seja o gancho mais forte na novela.

    Mas outras histórias também permitem mil viradas na narrativa: o relacionamento de Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana), poderoso empresário, com os filhos e com uma mulher doce e bondosa. Tereza (Glória Menezes), quase um anjo que entra em sua vida; a constante busca de ascensão social de Lúcia Gouvéia (Joana Fomm), que precisa manter o seu status através de um casamento com um homem rico, embora no passado tenha um segredo que envolve Amauri (Stênio Garcia); a luta de Sônia (Zezé Motta), arquiteta que não consegue colocar-se no mercado; a vida difícil do jovem Rafael (Lauro Corona), após perder tudo numa enchente, muda-se para o Rio de Janeiro, tentando a sorte e abdicando de muitos sonhos, em troca de um futuro mais estável. E muitas mais.

O Fluminense - 24/11/1984


sexta-feira, 23 de novembro de 1984

A equipe está reclamando do ritmo de gravações


     A equipe da próxima novela das 8, "Corpo a Corpo", está reclamando do ritmo de gravações que tem sido muito acelerado. Na última semana, duas camareiras tiveram princípio de estafa. Tem exatamente um mês e 19 dias que a turma trabalha sem parar. Não tem sábado, nem domingo para um descanso.

Correio Braziliense - 23/11/1984


Carvana, dominador e severo, em "Corpo a Corpo"


 

O Globo - 23/11/1984


quarta-feira, 21 de novembro de 1984

Rusgas entre Cinira Camargo e Débora Duarte


     2º - Não é dos mais tranquilos o relacionamento entre as atrizes Débora Duarte e Cinira Camargo. Uma ficou de fora da novela "Corpo a Corpo", porque a outra já estava no elenco e num dos principais papéis. Cinira, revoltada, promete sair no tapa na primeira cruzada de caminho.

Cidade de Santos - 21/11/1984


terça-feira, 20 de novembro de 1984

Obras de Ricardo Bisio decoram os cenários


     Todo artista gosta de ver sua obra exposta. De forma pouco convencional, Ricardo Bisio, artista plástico, está podendo curtir o seu trabalho, enfeitando lugares que não tinha sequer imaginado: os cenários de Corpo a Corpo. Oito quadros seus foram ampliados e agora participam de diversas casas da próxima novelas das 20 horas. Inclusive, a de Eloá, personagem vivido por Débora Duarte, na vida real, sua mulher e maior incentivadora.

Diário de Pernambuco - 20/11/1984


domingo, 18 de novembro de 1984

Marcos: susto


    Marcos Paulo assustou muita gente quando desfilou pelos corredores em cadeira de rodas, com uma pernae os braçoes engessados. Até explicar que tudo aquilo era por conta de Cláudio Fraga Dantas, seu personagem de "Corpo a Corpo", já em ritmo de gravações no estúdios.... "Mais engraçado foi depois, quando me tiraram o gesso, que foi guardado inteiro para a sequência das cenas. Saí belo e solto e surpreendi todos com a minha pronta recuperação. Aí, teve até quem duvidasse que eu era eu!".

 
Revista da TV - 18/11/1984

 

sábado, 17 de novembro de 1984

Para usar o título da novela, a Globo pediu autorização


 Para usar o título da próxima novela das 8, de Gilberto Braga, a produção global pediu autorização à viúva de Vianinha, Maria Lúcia. É que "Corpo a Corpo" é o título de uma peça de Vianinha, já encenada, com Gracindo Júnior e direção de Aderbal Júnior.

O Globo - 17/11/1984


sexta-feira, 16 de novembro de 1984

Partido Alto sofre atraso


     Apesar de estar morando em São Paulo, onde está em cartaz no musical Piaf, a atriz Íris Bruzzi foi chamada pelo diretor Denis Carvalho, para substituir Thais Balloni, no personagem Vânia, irmã de Tereza (Glória Menezes), na novela Corpo a Corpo, de Gilberto Braga. Aliás, o Denis anda em ritmo louco de gravações, uma vez que as finais de Partido Alto estão atrasadas.

Última Hora - 16/11/1984


Lilia Cabral saiu dizendo pelos corredores que não precisava de televisão para sobreviver


 Fiquei nervosa e acabei dando quatro histéricos gritinhos: Ai! ai! ai! e ai! quando dei de cara, num dos corredores da poderosa Globo, com a principiante Lilia Cabral, que viverá Margarida, um dos mais importantes personagens de novelita Corpo a Corpo, de Gilberto Braga. Imaginem vocês, amadérrimos leitores, que elazinha estava gritando assim: "Não preciso de fazer televisão para sobreviver. Isto, pra mim, é um passa tempo e já estou ficando de saco cheio. Detesto pobreza". Eu hein! E pra que esta emproada mocinha está tomando o lugar de uma profissional? Realmente não entendo determinadas escalações nos elencos globais.

Última Hora - 16/11/1984


quarta-feira, 14 de novembro de 1984

O primeiro tititi no "Corpo a Corpo"


     Está no ar, antes mesmo da novela estrear, o primeiro tititi de Corpo a Corpo, novela de Gilberto Braga, que substituirá, dia 26, Partido Alto, no horário das oito. Trata-se de um corpo-a-corpo entre um dos diretores, Dênis Carvalho, e o produtor, Antônio Chaves, que há muito tempo vinha respondendo pela produção das novelas do horário. Para evitar novos capítulos dessa novela paralela, a direção da Globo tomou a seguinte decisão: Eduardo Figueira, que respondia pela produção do horário das sete, passa a responder pelo das oito, e Antônio Chaves passa para o das sete, ficando assim institucionalizado um revezamento no setor.

O Fluminense - 14/11/1984


Corpo a Corpo: feras no som


 

Última Hora - 14/11/1984


terça-feira, 13 de novembro de 1984

Marilena volta à TV


     Marilena Cury, que está afastada do vídeo, desde o final da novela O Astro, de Janete Clair, ao lado do ator Moacyr Deriquém, gravou, no final da última semana, uma participação especial para o primeiro capítulo da novela Corpo a Corpo, de Gilberto Braga.

Última Hora - 13/11/1984


A Globo pegou o título da novela de uma peça do Vianinha


     Aliás a Globo pegou o título Corpo a Corpo de uma peça do saudoso Vianinha e está pagando os direitos pelo uso do nome. Ainda bem.

Última Hora - 13/11/1984


sexta-feira, 9 de novembro de 1984

Roberto Faissal deixa papel em "Corpo a Corpo"


 Roberto Faissal não está mais no elenco de "Corpo a Corpo", que estreia dia 26, após o fim de "Partido Alto". Ele foi chamado para viver importante personagem na próxima novela das sete. Em "Corpo a Corpo", Faissal ia interpretar William Maciel, pai de Zeca (Caíque Ferreira). No momento, está sendo escolhido o ator que irá substituí-lo. O personagem vai aparecer no vídeo no capítulo 17 da novela.

O Globo - 09/11/1984


Grande festa da Villa Riso


     E na terça-feira aconteceu uma grande festa tipo feliniana, na Villa Riso em São Conrado, no Rio de Janeiro. Para as gravações de abertura do primeiro capítulo de "Corpo a Corpo", numa mansão deslumbrante com floresta, capela, tudo iluminado e decorado pelo Raul Travassos. Dez anões vestidos cada um de um jeito, entre eles, Quinzinho, o Robô de "Transas e Caretas", palhaços, malabaristas, ginastas, dráculas, fantasmas, bruxas, tudo que tinha direito. A Orquestra Tabajara animou a festa. Fagner, Marina, Zizi Possi e Lobão e os Ronald cantaram as músicas da trilha sonora da novela. Mais de 300 pessoas presentes, entre elas: Moacyr Deriquém num smoking pretoe vermelho todo bordado, Marilena Cury num longo bordado, Rômulo Arantes, Elvira Gama Filho, Eliane Moreira Salles, Carlos Miranda, Mila Moreira numa espanhola, desenhada e confeccionada pelo figurinista Chiquinho Spinosa, Débora Duarte que se encontra com o Diabo (Flávio Galvão) estava toda de paetê preto e com cabelo "new wave". Caíque Ferreira de terno, também com cabelo "new wave" junto com a namorada da novela, Bia Seidl que vesta um longo bordado com paetês amarelo e sapatos da mesma cor, decote bwm generoso, até a cintura. A direção foi de Denis Carvalho e Ricardo Waddington. Começou às 11 horas da noite e terminou às 3 da manhã. Mas foi uma festa no grande estilo Gilberto Braga.

Correio Braziliense - 09/11/1984

Correio Braziliense - 09/11/1984



Mudança no elenco


     Mudança no elenco de "Corpo a Corpo", a próxima novela global das 20h: saiu Roberto Faissal e o seu substituto ainda não foi escolhido.

Cidade de Santos - 09/11/1984


Joana Fomm decora os textos com a ajuda de seu filho


 A talentosa Joana Fomm, na hora de decorar o texto de Corpo a Corpo, do Gilberto Braga, pega o filhote Gabriel e vai à luta. Isto mesmo.

Última Hora - 09/11/1984


terça-feira, 6 de novembro de 1984

Mafalda vai curtir novo personagem


 Eloísa Mafalda acha que "vai dar pra curtir muito" seu personagem (a Guiomar) na próxima novela das 8, "Corpo a Corpo". "Molhada até os ossos", ela já gravou (nas ruas) as primeiras cenas dramáticas da história, que mostram as enchentes do Sul, Agora será a vez de gravar com água dentro de casa. Para dar mais realismo, foi montada uma casa dentro de um enorme buraco, igual a uma piscina. Por medida de segurança, haverá até bombeiros na área durante as gravações. Lauro Corona é um dos mais preocupados com os riscos que Mafalda corre nos trabalhos. "Ele demonstra um grande carinho por mim e tem medo de um acidente por causa da água", diz a atriz, "mas eu já dissse a ele que não tenho medo, já fui campeã de natação". Além da novela "Corpo a Corpo", Mafalda está gravando o seriado "O Tempo e o Vento", baseado na bra de Érico Veríssimo: "Faço um papel bem diferente de mim. Arminda é uma mulher um pouco assustada e muito submissa ao marido. É um personagem mais dramático que a Guiomar da novela. O drama de Guiomar é apenas no começo da história, durante as enchentes. Depois ela vai morar no Rio e passa a ser camelô". Dividida entre os dois pepéis, a atriz ainda encontra tempo para estrear em breve no Teatro Villa Lobos, ao lado da Dilma Lóes. Sobre isso, comenta: "Sempre fiz muita coisa ao mesmo tempo, já estou acostumada, Assim não dá para enferrujar".

O Globo - 06/11/1984


Zezé Motta


     Recuperada de uma estafa que provocou estaleiro de 15 dias retornou, ainda que suavemente, às gravações de "Corpo a Corpo",  a nova novela global das 20 horas.

Cidade de Santos - 06/11/1984


domingo, 4 de novembro de 1984

Uma grande festa será o "gancho" de abertura do primeiro capítulo


 Uma grande festa será o "gancho" de abertura de primeiro capítulo de "Corpo a Corpo", próxima novela das oito horas, escrita por Gilberto Braga e que vai estrear no final deste mês, dia 26 de novembro. A gravação desta acontecerá na próxima terça-feira, na Villa Riso e contará com a participação de cento e cinquenta convidados especiais, cinquenta figurantes, quase todo o elenco da novela, uma orquestra e bailarinos ciganos.

    Ilka Soares, com cenas apenas nos primeiros capítulos, vai fazer a personagem Márcia, dona da casa onde se realiza essa festa. Nesse clima de sociedade é que Elóa (Débora Duarte) vai fazer um pacto com um homem misterioso (Flávio Galvão).

O Fluminense - 04/11/1984


sábado, 3 de novembro de 1984

Isabela Garcia será Heloísa


 Será mesmo Isabela Garcia quem vai fazer o papel de Heloísa em "Corpo a Corpo", novela de Gilberto Braga que estreia dia 26 deste mês. Amanhã, Isabela estará se despedindo do musical "Léo e Bia" do qual participou, ao lado de Oswaldo Montenegro, durante seis meses. Até agora, foram gravadas poucas cenas com ela e Glória (no papel de Tereza, sua mãe). Na semana que vem Isabela vai cortar suas madeixas, pois aparecerá logo, logo, no vídeo, com visual novo.

O Globo - 03/11/1984


Lauro Corona está aprendendo a tocar piano


     Lauro Corona está aprendendo a tocar piano em função de seu personagem (Rafael Mota) na próxima novela das oito, "Corpo a Corpo". Há um mês ele está tendo aula com o pianista Silvio Mehler (professor da Escola de Música) e que vai dublá-lo na novela. Lauro diz que é preciso aprender noções porque Silvio pode tocar uma nota e ele estar com a mão numa tecla totalmente diferente. Além do piano, Lauro está assistindo às aulas de português e vai lecionar para Isabela Garcia, que fez a filha de Glória Menezes. Lauro contou que está adorando fazer esse personagem porque, apesar das dificuldades de vida (filho da Eloísa Mafalda, moravam no Sul e por causa das enchentes eles mudam para o Rio com Renata Fronzi, que é irmã de Mafalda), ele é muito informado e atualizado. Gosta de arte, leitura, cinema. Vai quebrar esse tabu de que cultura só existe nos grandes centros.

Correio Braziliense - 03/11/1984


sexta-feira, 2 de novembro de 1984

Mais de 200 pessoas na festa de "Corpo a Corpo"


 Muita gente na festa que vai abrir a próxima novela das 8, "Corpo a Corpo". Além de quase todo elenco, 150 convidados especiais, 50 figurantes, orquestra e bailarinos ciganos. As cenas serão gravadas terça-feira, na Villa Riso (Rio). Márcia, a dona da cas onde se realiza a festa, será vivida por Ilka Soares. Outros nomes incluídos no elenco de "Corpo a Corpo" são Monique Evans (Clarinha), Paschoal Villaborim (Luiz) e Turíbio Ruiz (Machado).

O Globo - 02/11/1984


quinta-feira, 1 de novembro de 1984

Assim vai ser "Corpo a Corpo"


 

O Fluminense - 01/11/1984


Participações especiais


     "Corpo a Corpo", a nova novela global da 20 horas, está chegando e bem enfeitada. Logo nos primeiros capítulos, acontece uma grande festa, movimentando cerca de 150 convidados especiais, meia centena de bailarinos, quase todo o elenco da novela, orquestra e dançarinos ciganos. Essa cena será gravada na terça-feira, na Villa Riso, Rio de Janeiro, contando com as presenças de Ilka Soares, no papel de Márcia, e Monique Evans, fazendo sua estreia nas novelas, como Clarinha. "Corpo a Corpo" teve sua estreia confirmada para o dia 26.

Cidade de Santos - 01/11/1984


Alguns atores estão incomodando Dennis Carvalho por causa dos créditos na abertura


     Um verdadeiro sururu de capote nos bastidores da novela Corpo a Corpo, de Gilberto Braga. Imaginem vocês, amadérrimos leitores, que os globetes estão consumindo a cabeça do Denis Carvalho por causa da colocação dos seus nomes nos créditos da novelita. Tem até uma delas que quer ver o seu nomezinho vir na frente do da Glória Menezes. Cruz-credo" Pé de pato mangalô três vezes. Xô, xô, xô e xô. Este sonho é totalmente impossível e nem que a vaca tussa dance rumba frenética, com imenso laçarote de fita turquesa na cabeça isso vai acontecer.

Última Hora - 01/11/1984